25/02/2014

DANDO A VOLTA POR CIMA ::: Josué 8.1

“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24.10). Esse versículo mostra o motivo de muitas pessoas estarem paralisadas em suas vidas. Mas, vamos aprender na Bíblia, com alguém que, mesmo depois de um fracasso, conseguiu dar a volta por cima e vencer.

            Josué 8.1 nos mostra as atitudes que fizeram Josué dar a volta por cima.

1.    Ele se animou no Senhor.
·         A expressão “não temas e não te espantes” (Josué 8.1) foi usada por Deus porque, provavelmente, Josué estava para baixo diante do fracasso em Ai.
·         O fracasso gera desanimo quanto ao passado e medo do futuro. A cura para isso é o animo e a força que vem de Deus.
·         Nas derrotas e nos fracassos da vida precisamos nos animar no Senhor. Quando os Amalequitas invadiram e destruíram a Ziclague, levando cativos as famílias e os bens de Israel, Davi precisou se animar no Senhor: “Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus” (1 Samuel 30.6).
·         Davi se reanimou no Senhor, e com a autorização divina, foi atrás e reconquistou tudo o que o inimigo havia levado.
·         Faça como Davi: reanime-se no Senhor, seu Deus.

2.    Ele agiu segundo as estratégias de Deus.
·         Deus sempre tem um plano estratégico para o seu povo. E o caminho mais curto e eficaz para a vitória é seguirmos as estratégias de Deus.
·         Em sua primeira investida contra Ai, Josué seguiu o conselho dos homens e usou apenas parte da sua força militar. Agora, Deus diz: “toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai” (Josué 8.1). Deus ordena a Josué a usar todo o seu potencial de guerra.
·         A estratégia divina tomou por base a derrota anterior, pois Deus nos ensina a transformar fracassos em sucessos.
·         A estratégia que Deus deu a Josué para vencer Ai foi o oposto da estratégia usada em Jericó. Deus tem estratégias diferentes para cada empreendimento da nossa vida. Não confie em estratégias de sucesso, mas em Deus.
·         Charles Stanley diz: “Ter sucesso é, dia após dia, ser como Deus quer que sejamos e alcançar as metas que estabelecemos sob a orientação dele”.

3.    Ele agiu confiando na promessa de Deus.
·         Deus diz a Josué: “olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra” (Josué 8.1).
·         A vitória vem do Senhor para aqueles que se apropriam das suas promessas.
·         A promessa de Deus não tem nenhuma eficácia se não for acompanhada pela fé: “Porque também a nos foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram” (Hebreus 4.2). Sem fé é impossível agradar a Deus e receber dele alguma vitória.


Conclusão: Não importa o tamanho ou a dimensão do seu fracasso. Você pode levantar e recomeçar outra vez. F. W. Robertson disse: “A vida, assim como a guerra, é uma série de erros, e não é o melhor cristão nem o melhor general que dá o menor número de passos em falso. A mediocridade pode levar a essa ideia. Na verdade, porém, o melhor é aquele que conquista as vitórias mais esplendidas extraindo-as dos erros. Esqueça os erros; use-os para organizar vitórias”.

Pr. Leonardo Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário